Brincar com os amigos, andar de bicicleta, pedalar sem parar. Para o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, o ciclismo é uma das atividades mais interessantes para as pessoas de todas as idades. Afinal, sair andando em uma bicicleta por aí pode trazer muitas vantagens para a saúde das pessoas. Por esse motivo, cada vez mais cidades tem se preocupado em oferecer espaços seguros para essa prática.
O Brasil é um dos países com mais ciclovias e ciclofaixas distribuídas em todo o país. Esses espaços são fundamentais para que as pessoas possam praticar o ciclismo ou até mesmo se locomover de bicicleta pela cidade com muito mais segurança nas estradas. Se você tem interesse nesse tema e deseja saber tudo sobre as ciclovias e quais são as de maior extensão no país, continue lendo esse artigo!
O que são as ciclovias?
Para quem ainda não conhece, as ciclovias ou ciclofaixas são espaços exclusivos para a circulação de ciclistas e estão muito presentes nos pontos de maior tráfego das cidades. Para o renomado empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, as ciclovias são essenciais para possibilitar a redução do tráfego intenso e a oportunidade de se locomover com muito mais segurança com as bicicletas.
Normalmente, quando uma ciclovia ou ciclofaixa está sendo implantada, é muito comum que elas tenham uma demarcação bem visível, com cores diferentes e isoladas através do uso de grades, meio fio, muretas ou outras maneiras que permitam a diferenciação daquele espaço para as vias comuns de circulação de veículos automotivos.
Sentido das ciclovias
De acordo com o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, também é muito interessante notar que as ciclovias podem apresentar diferentes características, podendo ser bidirecional, ou seja, com duplo sentido disponível para a circulação ou apenas unidirecional. Para a maior segurança dos ciclistas, é preciso ter muita responsabilidade e circular pelo local respeitando os limites de velocidade e direção.
Maiores ciclovias do país
Entre as maiores ciclovias que você, amante do ciclismo, pode encontrar distribuídas por todo o Brasil estão as de São Paulo, com mais de 600 km de ciclovia disponíveis para os ciclistas aproveitarem. O Rio de Janeiro fica logo atrás, com cerca de 400 km de ciclovia e ciclofaixas distribuídas por toda a cidade e a cidade de Fortaleza, que também se destaca por possuir longos quilômetros de extensão exclusivos para quem pedala bicicleta.
Além disso, de acordo com o empresário Eloizo Gomes Afonso Durães, muitas outras cidades do Brasil – em especial as grandes capitais – oferecem espaços como as ciclovias para que o esporte seja praticado e as pessoas possam se locomover com muito mais segurança e praticidade. Sendo uma ótima maneira de incentivar a prática esportiva e, também, reduzir a circulação de carros pela cidade.