25.1 C
São Paulo
junho 14, 2024
Notícias

Sazonalidade e empreendedorismo: como as diferentes épocas do ano afetam seu negócio

Haroldo Dalazoana Afonso Durães

Você provavelmente já ouviu falar sobre as vagas de emprego temporárias de fim de ano, não é mesmo? Para o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, oportunidades como essa e até mesmo as notícias sobre o aumento na demanda de determinados produtos tem relação direta com o fenômeno da sazonalidade. Algo que deve ser muito bem estudado pelos empresários e donos de empresas.

Acontece, que esse fator impacta diretamente a vida e desempenho de um negócio, sendo fundamental que se tenha conhecimento sobre o tema e se saiba lidar com a alta ou baixa demanda do mercado em diferentes épocas do ano. Se você deseja saber mais sobre esse tema, continue lendo esse artigo e descubra as relações entre sazonalidade e o empreendedorismo.

O que é a sazonalidade?

De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, sazonalidade é um fenômeno relacionado diretamente com as diferentes estações e eventos ocorridos dentro do período de um ano. Ou seja, são fatores externos à empresa que afetam diretamente o seu funcionamento e desempenho no mercado. 

Um grande exemplo do que é a sazonalidade é pensar nos grandes feriados de Páscoa, Natal, Ano Novo e Carnaval. Nessas épocas é comum você encontrar mais fantasias para pular bloquinhos, chocolates e ovos durante o período de Páscoa, mais roupas brancas e brilhantes para a virada do ano ou o aumento expressivo na venda das lojas durante o Natal. 

Previsões sazonais 

Como você já pode ter percebido, a sazonalidade pode afetar diretamente a produção e lucro de uma empresa, já que, por exemplo, empresas de chocolate devem produzir mais produtos na época da Páscoa ou as lojas devem oferecer mais produtos de decoração natalina ao chegar no fim de dezembro. Sem que haja a previsão desses períodos sazonais, é possível que as empresas tenham mais prejuízos que lucros.

Sazonalidade positiva

Existem duas maneiras de lidar com a sazonalidade, afinal, elas podem ser positivas ou negativas. Nesse caso, de acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, a sazonalidade positiva é quando uma empresa se planeja e está pronta para passar por um período no qual o desempenho da empresa será melhor. Esse planejamento deve vir diretamente em relação a demanda de produção correta para aquela época.

Sazonalidade negativa

No entanto, é possível que a sazonalidade seja negativa quando determinada época do ano traz prejuízos para o caixa da empresa. De acordo com o empresário Haroldo Dalazoana Afonso Durães, isso pode ocorrer quando há o investimento em algo que não tem demanda no mercado, apesar de simples, oferecer sorvetes durante o inverno da mesma forma que no verão pode ser um ótimo exemplo. Por isso, é preciso se planejar!

Related posts

Ilhabela: destaque no desenvolvimento sustentável do litoral Norte

Richard Otterloo

Mantendo os resultados: a importância do estilo de vida saudável

Richard Otterloo

Segurança Jurídica: Procedimentos Claros e Previsíveis

Richard Otterloo