25.1 C
São Paulo
junho 14, 2024
Notícias

Salário dos funcionários: a importância da folha de pagamento para a empresa

Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior

Todo mundo espera ansioso para o dia de receber o pagamento, não é mesmo? Diante disso, o CEO Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior entende que é essencial às empresas compreenderem a importância que a folha de pagamento tem para suas atividades. Quer ficar por dentro dos assuntos de administração? Prossiga consumindo o conteúdo e saiba mais sobre a folha de pagamento. 

O que é folha de pagamento? 

De acordo com o empresário Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, a folha de pagamento contempla um documento administrativo no qual são listadas todas as remunerações efetuadas pelos respectivos colaboradores da empresa, bem como os eventuais descontos, baseado em suas jornadas de trabalho mensal. 

Ou seja, esse tipo de documento pode ser compreendido como uma ferramenta utilizada pelo setor administrativo para transformar os dados trabalhistas em informações contábeis. Ainda, essa folha é responsável por auxiliar na elaboração da demonstração do resultado do exercício, contribuindo para o maior controle das finanças da corporação. 

Qual a importância da folha de pagamento? 

Como comenta o fundador da Rheinheimer Group Holding e Franquias, Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, considerando que as empresas manipulam uma grande quantidade de recursos financeiros, os destinando para diferentes setores, a folha de pagamento desempenha um papel fundamental, auxiliando no maior controle da saúde financeira da corporação. 

Logo, é evidente que esse documento da área administrativa contribui para o maior controle financeiro de uma instituição, auxiliando também a evitar possíveis conflitos jurídicos provenientes de pagamentos aos funcionários, já que no mesmo serão constatados o recolhimento do INSS, 13º, descontos, pagamentos de horas extras, entre outras informações contábeis.

Como realizar a folha de pagamento?

Além do mais, como aponta o homem de negócios Rudi Ernesto Rheinheimer Júnior, o processo de elaboração da folha de pagamento deve ser realizado junto ao setor administrativo, onde os contadores serão responsáveis por recolher todos os dados do quadro de horas de cada funcionário, e calcular o salário mensal conforme as horas trabalhadas e cargo que ocupam. 

Por fim, para fazer esse tipo de documento, também é necessário categorizar a função dos funcionários, as separando por setores, determinar o piso salarial de cada setor, acompanhar adequadamente as mudanças no cotidiano dos funcionários conforme rege a legislação e realizar os descontos dos impostos cobrados sobre os salários. 

Quer ter um maior controle financeiro de sua empresa e evitar problemas com a justiça? Elabore a folha de pagamentos. 

Related posts

Conheça alguns fatos curiosos sobre o Direito Tributário 

Richard Otterloo

Ilhabela: destaque no desenvolvimento sustentável do litoral Norte

Richard Otterloo

Explorando boas práticas na gestão de equipes de cirurgia

Richard Otterloo