19.3 C
São Paulo
junho 15, 2024
Tecnologia

Summit discute uso da neurociência e da tecnologia na arquitetura

O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nas mais diversas situações a tecnologia entra e não pode mais ser excluída, assumindo cada vez mais protagonismo nas atividades profissionais ou na vida doméstica.

Com esse avanço inevitável, cada vez mais conceitos se tornam realidade. É justamente esse o enredo da proposta do NEUROARQ Summit, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF e pelo SEBRAE no DF: contribuir para que arquitetos e urbanistas, designers de interiores, engenheiros e os diversos profissionais da área criativa e de produção de espaços e ambientes, sejam impactados pela inovação.

O próprio conceito de neuroarquitetura vem sendo utilizado cada vez mais para afetar positivamente os ambientes e os qualificando cada vez mais. Além, claro, de promover aos profissionais ferramentas e dinâmicas que otimizam qualificadamente seus processos projetuais.

Deste modo, são diversos os exemplos do uso de estímulos sensoriais que podem ser ativados a partir de um projeto arquitetônico planejado seguindo o conceito de neuroarquitetura. Assim, o evento mostrará esse conceito que pode ser ainda mais abrangente, propondo, por meio de diversas tecnologias, a agilidade na pesquisa de informações e apresentando possíveis soluções por meio da análise desses dados aos arquitetos e profissionais da área.

Para isso, o workshop proposto será ministrado por Lorí Crízel, especialista no assunto. O arquiteto e urbanista acabou de regressar de uma temporada na Europa, onde ministrou cursos como professor no Politécnico de Milão e um Workshop no Norman Foster, maior escritório de arquitetura do mundo.

Crízel também é presidente da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) no Brasil e membro da ANFA Center for Education Latin America. Além disso, também é professor no Master Degree em Design for Architecture no POLI, Design do Instituto Politécnico de Milão e mestre em conforto ambiental. O profissional é o autor do primeiro livro do país sobre neurociência aplicada à arquitetura, design e iluminação.

Quer descobrir o poder da neurociência aplicada à arquitetura? Então, não perca o NeuroArq Summit, organizado pelo CAU/DF e pelo SEBRAE no DF. Serão três noites de palestras e duas tardes de workshop, que oferecerão insights valiosos sobre a interseção entre a neurociência e a arquitetura.

“É uma abertura de novos mercados para o segmento com temáticas inovadoras e técnicas totalmente aplicáveis, ampliando as oportunidades desses profissionais”, relata a analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira Batista.

Related posts

Tecnologia aplicada à arquitetura – tendências e possibilidades

Richard Otterloo

Tumba de mais de mil anos descoberta no Peru revela vida luxuosa de ‘senhor das águas’

Richard Otterloo

Inédita na América Latina, tecnologia da Natura reproduz órgãos humanos em 3D para testes sem animais

Richard Otterloo