21.6 C
São Paulo
abril 29, 2024
Tecnologia

Summit discute uso da neurociência e da tecnologia na arquitetura

O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente no cotidiano das pessoas. Nas mais diversas situações a tecnologia entra e não pode mais ser excluída, assumindo cada vez mais protagonismo nas atividades profissionais ou na vida doméstica.

Com esse avanço inevitável, cada vez mais conceitos se tornam realidade. É justamente esse o enredo da proposta do NEUROARQ Summit, organizado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF e pelo SEBRAE no DF: contribuir para que arquitetos e urbanistas, designers de interiores, engenheiros e os diversos profissionais da área criativa e de produção de espaços e ambientes, sejam impactados pela inovação.

O próprio conceito de neuroarquitetura vem sendo utilizado cada vez mais para afetar positivamente os ambientes e os qualificando cada vez mais. Além, claro, de promover aos profissionais ferramentas e dinâmicas que otimizam qualificadamente seus processos projetuais.

Deste modo, são diversos os exemplos do uso de estímulos sensoriais que podem ser ativados a partir de um projeto arquitetônico planejado seguindo o conceito de neuroarquitetura. Assim, o evento mostrará esse conceito que pode ser ainda mais abrangente, propondo, por meio de diversas tecnologias, a agilidade na pesquisa de informações e apresentando possíveis soluções por meio da análise desses dados aos arquitetos e profissionais da área.

Para isso, o workshop proposto será ministrado por Lorí Crízel, especialista no assunto. O arquiteto e urbanista acabou de regressar de uma temporada na Europa, onde ministrou cursos como professor no Politécnico de Milão e um Workshop no Norman Foster, maior escritório de arquitetura do mundo.

Crízel também é presidente da ANFA (Academy of Neuroscience for Architecture) no Brasil e membro da ANFA Center for Education Latin America. Além disso, também é professor no Master Degree em Design for Architecture no POLI, Design do Instituto Politécnico de Milão e mestre em conforto ambiental. O profissional é o autor do primeiro livro do país sobre neurociência aplicada à arquitetura, design e iluminação.

Quer descobrir o poder da neurociência aplicada à arquitetura? Então, não perca o NeuroArq Summit, organizado pelo CAU/DF e pelo SEBRAE no DF. Serão três noites de palestras e duas tardes de workshop, que oferecerão insights valiosos sobre a interseção entre a neurociência e a arquitetura.

“É uma abertura de novos mercados para o segmento com temáticas inovadoras e técnicas totalmente aplicáveis, ampliando as oportunidades desses profissionais”, relata a analista da Gerência de Negócios em Rede do Sebrae no DF, Patrícia Ferreira Batista.

Related posts

A inteligência artificial é realmente a próxima grande novidade na arquitetura?

Richard Otterloo

Qual é a diferença entre engenheiro civil, arquiteto e designer?

Richard Otterloo

Nova política industrial terá R$ 41 bilhões de investimentos em inovação

Richard Otterloo